09/09/2008

A criminalidade e a segurança

A criminalidade e a segurança

O aumento da criminalidade violenta nos tempos mais recentes é um fenómeno indesmentível.

A resposta que o governo tem procurado dar não tem dados resultados, como se tem verificado. No entanto, têm de ser encontradas respostas. E dizemos respostas, porque as causas são variadas e aquelas dependem destas:

- a falta ou a má coordenação das polícias, assim como as más condições de trabalho;

- a degradação da situação económica e social associada aos cortes orçamentais na segurança;

Como alguém afirmou, os problemas da segurança têm essencialmente a ver com a sociedade que tem vindo a ser construída e que decorre da globalização e do neo-liberalismo. Não nos podemos esquecer que à insegurança nas ruas se somam outras como a precariedade no trabalho, o desemprego, a violência nas escolas, a marginalização dos mais pobres em bairros que são péssimas soluções urbanísticas,…

Que respostas foram encontradas para estes problemas? São muito débeis. Mas as formas mais eficazes de combater a criminalidade passam primeiro por uma melhor sociedade, o que implica melhor qualidade de vida com melhor educação, cultura, melhor emprego, melhores salários e como alguém disse “acima de tudo com a redução drástica da miséria”.

É evidente que o combate à criminalidade tem de ter uma componente que envolva a legislação e as polícias, mas passa essencialmente pela prevenção construindo uma sociedade mais justa, que é tudo o que o governo não está a fazer.

Sem comentários: