26/11/2008

Os Professores, o ME, a avaliação e o ECD do ME

Os professores do distrito de Castelo Branco e dos cinco distritos da região centro à semelhança do que fizeram ontem os professores do norte manifestaram-se contra a política educativa do actual governo e ministério da educação que têm posto em causa a escola pública.
Nem o frio e o vento que se fez sentir, especialmente a partir do fim do dia, afastou os professores do protesto.Mais de mil professores fizeram ouvir a sua voz recusando a avaliação que o ME quer impor. TODOS os professores querem ser avaliados mas de uma forma justa. Por isso defendem e exigem outro modelo de avaliação que dignifique a profissão docente e defenda a escola pública.

Os professores defendem um novo estatuto que não divida a carreira em duas, porque categoria há só uma, PROFESSOR. Àqueles que afirmam, incluindo os responsáveis do ME, que é preciso haver duas carreiras perguntamos: o que é que os professores fazem de diferente no exercício da sua profissão que é ensinar, a não ser que ensinam matérias diferentes de acordo com as disciplinas. Alguém pode comparar a carreira de professor com a carreira militar, por exemplo? Será que um sargento tem as mesmas funções de um general? Mas os professores desempenham exactamente os mesmos papéis.
Estão determinados a continuar a lutar pelo que consideram justo e no próximo dia 3 de Dezembro está marcada uma greve nacional. E no dia 10 de Dezembro greve regional, na região centro. Mas também está prevista uma vigília de 24 horas nos dias 4 e 5 de Dezembro, no Ministério da Educação. E outras acções de luta. Os professores estão determinados e não desistirão.

Numa pequena manifestação, as muitas centenas de professores presentes dirigiram-se ao governo civil, onde, pela primeira vez, uma delegação dos sindicatos foi recebida pela governadora civil, como representante do governo, entregando-lhe uma moção aprovada no plenário, referindo todas as reivindicações dos professores.
Esta mudança de atitude, aparentemente de diálogo, esperam os professores que tenha frutos e que leve rapidamente à resolução de todas as questões que opõem professores e ministério da educação e não seja uma posição meramente táctica para "enganar" a opinião pública.
Uma coisa é certa, os professores estão unidos e determinados e não desistirão até atingirem os seus objectivos.

2 comentários:

Stalker disse...

Caro Paco, a Reconquista (com video), refere 500 manifestantes. Eu não estive lá, mas alguns professores avançaram com um número sempre superior a 1000.
Temos de perguntar à PSP...;-)

Paco disse...

Caro Stalker, eu estive lá, e posso garantir que havia bastante mais professores do que na primeira manifestação, em que o número avançado foi de cerca de 1500 professores. Eu não especialista em avaliação de número de manifestantes, mas nestas condições não é exagero avançar com um número próximo dos dois mil. Já 500 manifestantes, mesmo com vídeo, me parece uma tentativa de diminuir.
Um abraço
Paco