27/03/2009

Dia Mundial do Teatro - 27 de Março

Hoje é dia mundial do teatro. É uma arte tão antiga que a sua origem é estimada lá para o século VI A.C. E a própria palavra parece que significava o lugar onde se assistia ao espectáculo. Ainda hoje dizemos "o teatro da luta" ou "o teatro da guerra" para indicar o local onde se combateu. Mas, apesar da sua antiguidade, os primeiros dramaturgos, especialmente os gregos ainda hoje são admirados pelas suas tragédias, dramas e comédias. E falamos de Eurípedes, Aristófanes, Ésquilo e Sófocles.Hoje apetecia-me ir ao teatro. Castelo Branco tem alguns equipamentos para uma programação cultural razoável. Diversificada e de qualidade. Mas, infelizmente, a política cultural da câmara não contempla com regularidade o teatro como evento cultural no cine teatro. Fica esta lembrança sobre o teatro e o seu dia.
Amanhã, dia 28 de março, também é um dia importante: Dia Nacional da Juventude. Convem não esquecer.

1 comentário:

Stalker disse...

O que temos neste momento não se pode chamar política cultural, pelo menos no que respeita à difusão das artes. A "programação" é feita ao sabor dos produtores, como foi o caso do espectáculo de ontem, do Rodrigo Leão. E, concordo, o facto de ontem não se ter feito nada para comemorar o dia mundial do teatro não é nada quando se vê qual a presença do teatro (diversificado e de qualidade) no Cine-Teatro Avenida.
Outro aspecto lamentável é a falta de aproveitamento do Teatro das Beiras e da sua produção. Todos os trabalhos desta companhia profissional deviam passar por aqui.