05/03/2009

Insensibilidade social

Ultimamente tenho sido abordado por algumas pessoas que se queixam de que a água aumentou e começaram a senti-lo no orçamento. Em época de crise e com os salários, subsídios de desemprego e reformas que a grande maioria recebe, qualquer aumento é sentido. Tive, por isso, a preocupação de comparar os valores da minha factura/recibo da água e tirei algumas conclusões:
1 - Houve um aumento do preço da água consumida, que se cifrou em cerca de 4%, bastante acima da taxa de inflação.
2 - O total das tarifas (disponibilidade + saneamento + resíduos sólidos) passou de 11,70 euros para 12,26 euros, o que corresponde a um aumento de cerca de 5%.
Sabendo as dificuldades que os albicastrenses sofrem, só posso pensar que os responsáveis da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados revelam uma enorme insensibilidade social e falta de solidariedade com os mais pobres e necessitados. Não nos podemos esquecer que é precisamente nas taxas, que todos pagam (pobres e menos pobres), que houve os maiores aumentos. Nem a crise os fez arrepiar caminho.
Será que estes aumentos eram absolutamente necessários, quando se sabe que o preço da água, em Castelo Branco, é um dos mais altos do país?
Ou será que querem pôr-se em bicos de pés para afirmarem ser bons gestores? Com aumentos de preços? Assim, qualquer um (nem sequer precisa de ter curso de gestão) é bom gestor.
É preciso é pensar nas pessoas. É para isso que são eleitos: para servir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o aumento se deu na AM no fim do ano, já em plena crise e da responsabilidade do p. da câmara e da maioria PS. Até custa acreditar.Mas é verdade,já fui ver o recibo e lá está.Para quê? para obras de gosto saloio e nada apropriadas ao clima.É muita insensibilidade. O que disse a oposição? Viriato

Paco disse...

Caro Viriato,

De facto o aumento foi decidido pela Assembleia Municipal, aquando da aprovação dos orçamentos para 2009, já em plena crise como diz. Quanto à oposição, o que eu sei é que a CDU, que tem apenas um deputado, denunciou a situação e votou contra. Quanto aos outros partidos, o PS votou a favor, tipo rebanho; o PSD e BE não sei a sua posição.
Na realidade o que fica é a insensibilidade do PS para os problemas das pessoas.