14/02/2009

Comunicado da Comissão Concelhia do PCP

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) organizou em Lisboa, de 9 a 13 de Fevereiro de 2009, a 8ª Conferência Regional Europeia, envolvendo Primeiros Ministros, Ministros do Trabalho e Parceiros Sociais (sindicatos e associações patronais), cujo tema principal foi "Trabalho Digno na Europa".
O que é trabalho digno? É trabalho com direitos, com segurança, não precário, devidamente remunerado,...

Entretanto, o Director Geral da OIT, Juan Somavia, afirmou que a crise económica e social que o mundo está a viver se combate com apoio social e trabalho digno.

Em relação a estas questões, Castelo Branco também vem no mapa. A criação de postos de trabalho com direitos põe-se, nestes tempos de crise, com muita premência.

A Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP enviou para a comunicação social local o comunicado que se segue:

Aos Órgãos de Comunicação Social
Agradecemos a divulgação da seguinte nota:

Sem suporte credível, têm surgido com alguma insistência, notícias especulativas relacionadas com a criação de postos de trabalho no concelho de Castelo Branco.

Na Assembleia Municipal de 30 de Dezembro de 2008, em jeito de resposta às diversas intervenções dos deputados municipais sobre problemas que afectam o País e o Concelho, entendeu o Sr. Presidente da Câmara dar mais um passo no cenário especulativo da criação de empregos, onde há muito se movimenta, disparando um confuso somatório de números em que, sem se saber como, apareciam criados como obra sua 3400 postos de trabalho, o que de forma alguma corresponde à realidade.

Sabendo que os números de postos de trabalho a criar pelas empresas eram apenas "intenções" ou "projecções" inflacionadas e que a realidade é bem diferente, uma vez que há empresas referidas como tendo criados 900 postos de trabalho, quando apenas serão perto de 400.

Sabendo que o mesmo acontece com o "Fórum" de Castelo Branco, que em vez dos propangandeados 1400 directos e indirectos terá apenas cerca de metade; e também com o "Alegro", que em vez dos projectados 1300 directos e indirectos, terá apenas cerca de 500, incluindo os já existentes do "Jumbo", porque só abriram cerca de 60% das lojas previstas.

Sabendo que o responsável da "Reditus", outra das empresas referidas pelo Sr. Presidente como criadora de 300 empregos, fala apenas na criação de 100 postos de trabalho para já.

Sabendo os efeitos da crise nacional a que se juntou a crise internacional e a recessão, tem toda a lógica pensar que muitos destes postos de trabalho já foram ou vão ser extintos e que o desemprego vai disparar para números nunca antes atingidos, tal como está a acontecer diariamente.

Sabendo que os números oficiais de encerramento de empresas no concelho de Castelo Branco, referentes ao ano 2008, se aproximam dos 200.

Sabendo que diariamente estão a encerrar empresas na cidade e no concelho, que no decorrer do mês de Janeiro se processou a ritmo preocupante.

A Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP, reunida no dia 7 de Fevereiro para analisar a situação política, económica e social do País e do Concelho, não pode deixar de afirmar que as declarações do sr. Presidente se inserem num plano eleitoralista que é um puro exercício de propaganda e demagogia, que ofende aqueles que estão desempregados e que os números propagandeados serão apenas cerca de metade, com a agravante de serem empregos sem direitos, de baixos salários e sem segurança.

Castelo Branco, 7 de Fevereiro de 2009

A Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP

Sem comentários: